Biografia

António Pinto Basto (Fadista)

Nasceu a 6 de Maio de 1952 em Évora, no Alentejo e cedo demonstrou grande gosto pela música em geral e,em particular, pelos cantos tradicionais e pelo fado que, desde a adolescência, começou a cantar em festas particulares.

Em 1970 inicia a sua Carreira artística tendo gravados 3 E.P.s Após vários anos a armazenar emoções foi um período de amadurecimento, interiorização e prática constantes, durante os quais não deixou de se apresentar em público, querem Portugal quer nos E.U.A., Brasil, Espanha, França e Angola e sempre com assinalável sucesso.

Em 1988 decidiu, enfim, gravar; sentindo estar pronto para a grande prova, preparou com invulgar profissionalismo o seu 1º L.P.“ Rosa Branca”, que a PolyGram editaria no final do ano. O êxito foi imediato e fulgurante, coroado por um a“ tourné e”demais de 120 concertos em 1989, no final do qual seria editado o duplo L.P.“ Maria”. O sucesso de críticas e de vendas repetir-se-ia.

Em 1991 é editado o seu 3º L.P. intitulado “Confidências à guitara”.

No final de 1993 a sua editora lança o CD “ Os grandes sucessos de António Pinto Basto”, compilação das anteriores três edições.

No início de 1996 é lançado o CD “Desde o berço”

Em 2002 e 2003, grava dois CD, respectivamente“ Rendas Pretas” e “Letras do Fado Vulgar”, dois trabalhos que se afastam um pouco da sua linha mais tradicional mas que não deixam de manter as raízes no fado.

Dezembro de 2007, mais um CD, “Bodas de Coral” que marca o seu retorno à linha de Fado tradicional e que, como o nome indica, comemora 35 anos do seu“casamento” com o Fado.

Em 2010 lança o CD “Prata da Casa” em que faz uma compilação de todos os temas com assinatura Pinto Basto.

Dado que,em 2020, completou 50 anos de carreira, Lançou pela editora World Music Records o Cd “Eléctrico28”.