Biografia

ABEL, cantor, compositor e guitarrista começou na música bem cedo, com 2 anos já adorava ir para as escadas do prédio cantar o “Chico Fininho” acompanhado pela sua guitarra de plástico “Fadista”. Como o pai tocava guitarra facilmente teve acesso a uma e com ele aprendeu os primeiros acordes com a ideia de acompanhar a sua mãe que toda a vida gostou de cantar, dois grandes motivos do seu gosto pela música.
Começou  a formação musical aos 10 anos na Banda Filarmónica 1º de Janeiro Torranense, onde foi executante de trombone de vara. Em 1988  ingressou num projecto de música Popular “Grupo Sol”. Em 1995 juntamente com Nuno Pestana e Nuno Moncaixa fundou o Conjunto de Baile “Digressão”. Nesse mesmo ano ingressa na Marinha onde aprimorou o seu gosto pela interpretação e composição, conhecendo e aprendendo novas técnicas com grandes músicos que por lá passaram. Graças às  viagens, a sentida distância da família e vivência com outras culturas, impulsionaram-no para o inicio da composição, “Grande Escola”. 
A influência mais vincada do gosto pelo Rock, Hardrock e Blues deve-se ao gosto incondicional pelas motos e todo o seu espírito, concentrações, liberdade, companheirismo.
Em 2000 começa o seu percurso em animação de bares, com música ao vivo a solo e mais tarde animação de karaoke com Gonçalo Oliveira. Em 2006 com João Realista forma os “DuoBest”. Entre todos estes projetos tocou em outras bandas como freelancer
Em 2010 é convidado a fazer parte da Banda Chave D’Ouro para ajudar na procura do Pai da Criança.

Encorajado pela família e amigos em 2013 grava o seu primeiro trabalho discográfico a solo…

Após   uma    pausa   na   carreira   a solo, em 2017 ABEL regressa com o CD  AGORA editado pela PAÍS REAL, um trabalho intimista e mais maduro que conta com dois temas da sua autoria “Sinto Falta de Ti” e “Eu Não Posso”. Em em 2018 lança dois  singles novamente pela editora País Real. DONA MARIA, um êxito mundial agora na voz de Abel e NOITES DE MAGIA, que conta com a participação especial da fadista Adriana Marques
ABEL lançou já este ano  o single ” A VIDA NÃO PÁRA AQUI ” …. um tema que vem como uma mensagem nesta fase menos boa que o mundo atravessa.

ABEL acaba agora de lançar o seu mais recente trabalho intitulado ” NÃO SOU UM ANJO “ um trabalho composto por 10 temas todos eles mais virados para o pop rock, género esse que sempre foi a sua referência musical e onde se sente ” em casa “.

NÃO SOU UM ANJO … um trabalho com a etiqueta PAÍS REAL!