Biografia

A lealdade às tradições, os ritmos Minhotos, a energia da cultura popular e a alma de artista…Liliana Oliveira é uma cantora Vimaranense, nascida a 20 de Julho de 1993.

Primeiramente uma apaixonada pelas tradições minhotas e pela alegria das festas populares, facilmente percebeu a sua vocação para o palco e o prazer que este lhe trazia. Inesperadamente, em janeiro de 2014, entra para o grupo “Coração Minhoto” para tocar percussão e fazer coros.

Em 2016 assumiu a gestão da banda, para em Junho de 2017 se tornar a vocalista principal. É nessa altura que se inicia nas cantigas ao desafio. Desde então, leva a energia das tradições minhotas pelos quatro cantos do mundo, desde o norte ao sul de Portugal passando pelo interior, ilhas e ainda, pelas comunidades portuguesas no estrangeiro;

Apesar de ser uma cantora de música popular portuguesa, as desgarradas são também uma paixão e muito solicitadas pelo público desta cantora de Guimarães. O sucesso alcançado levou-a a estúdio, para editar o seu primeiro álbum de originais, o qual se encontra em desenvolvimento, mas todos os temas convidam a uns passinhos de dança, o disco é o espelho da Liliana: alegre, divertido, cheio de energia e de muito bom gosto!

Uma produção arrojada e uma alegria contagiante em palco, fazem da Liliana Oliveira uma presença assídua nas festas e romarias do nosso país e além-fronteiras.

O seu reconhecimento como cantadeira, deu-se a partir de Maio de 2019 quando se atreveu a participar na 1aedição do programa de cantares ao desafio da Praça da Alegria (RTP1), onde perante enormes nomes da arte do desafio, atingiu o honroso 2o lugar, acompanhada do também Vimaranense Jorge Martins Veio ainda a fazer história na arte do improviso, no presente ano de 2021, quando levou pela primeira vez a arte da desgarrada, aos grandes ecrãs no programa Got Talent Portugal (RTP1), no qual conseguiu chegar à grande semi- final, mostrando que talento, coragem, e alegria não lhe faltam.

Liliana deixa-nos uma amostra do que irá ser o seu primeiro trabalho, e apresenta-nos três dos temas, que não deixam margem de dúvida: animação, e alegria não lhe falta: “LILIANA OLIVEIRA COM CORAÇÃO MINHOTO” um projecto……com etiqueta PAÍS REAL!!!.