Biografia

Xana Carvalho, natural de Lisboa, nasceu no seio de uma família com tradições artísticas e desde muito cedo, que percebeu que a música e o palco seriam o seu destino.

Participa em 1996, no programa “Cantigas da Rua” e em 1998, no enigmático “Chuva de Estrelas”, onde chegou até às meias-finais, com a imitação de Leah Andreone, com It’s allright, it’s ok.

É convidada pelo maestro José Marinho, a participar no programa de novos talentos, “Parque Maior”. Uma experiência marcante e que impulsiona assim, a gravação do seu 1º trabalho discográfico em 2000, com o título “Agitação, Paixão”.

Percorre  o país de Norte a Sul e as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

No ano de 2002, edita o 2º cd de originais, com o nome “Dançar Sozinha”, que solidifica mais a sua carreira artística.

Em   2005, Xana Carvalho   vive   uma   nova   experiência, a maternidade que a envolve e absorve por completo, optando por fazer uma pequena pausa na sua carreira musical. Opta por regressar em 2006, quando um acontecimento trágico a obriga a prolongar o período de afastamento.

Em 2010, começa a preparar o seu tão desejado regresso.

“Eu sou assim” e “Tudo ou Nada”, são os trabalhos com a assinatura de Paquito C. Braziel que devolvem Xana Carvalho, aos palcos e ao seu público que a recebeu de braços abertos.

A cantora retoma assim o seu caminho e começa a fazer-se notar pela forma como se entrega à sua maior paixão, a música.

O funk, a dance music e o latino urbano são os registos que mais influenciam a cantora.

“Vem Comigo ” e “Chega Cá ”, foram os singles com que nos brindou no final de 2016.

Lançados já em 2018, “ BALANÇO MAS NÃO CAIO “ e “ É MEU DOM “ são os novos singles de Xana Carvalho, que este ano, celebra os seus 18 anos de carreira. Marcam pela diferença e confirmam mais uma vez a audácia da cantora, que nos surpreende novamente com a sua voz e atitude.

XANA CARVALHO ……. uma etiqueta PAÍS REAL!!!