Biografia

GRUPO SOL DO TORRÃO  (que já teve  outros nomes) nasceu como que por brincadeira em Maio de 1984,  numa reunião onde se  preparavam as tradicionais festas de Santa Maria, o seu director Veríssimo Silva, prontificou-se a arranjar uma surpresa para além dos artistas que   participariam  nas mesmas e assim atrair mais gente á festa. Juntou um grupo de amigos, que tocavam, e outros que cantavam e surgiu o grupo “SURPRESA“ , composto por nove elementos e com o objectivo de actuarem unicamente na referida festa.

Mas  o  sucesso alcançado   foi   enorme,  e     os incentivos para que não desistissem foram tantos que se tornou impossível não continuar.

Foram traçados objectivos   e   regras   que    ainda     hoje    são seguidas pelos elementos do grupo, tais como: todas as musicas que cantassem teriam de ser originais e também que enquanto houvessem musicas de autores do Torrão, nomeadamente do Sr. Vicente Rodrigues as mesmas seriam pelo grupo divulgadas.

Estava   assim    dado   o  primeiro  passo, faltava então arranjar um nome mais de acordo com aquilo que se pretendia, aí, surge o nome “GRUPO MUSICAL E INSTRUMENTAL SOL DO TORRÃO”……e SOL porquê? …Porque queriam  que o mesmo fosse um raio de luz na musica tradicional portuguesa.

Começaram então as primeiras    actuações    a   sério, e   num espaço de três anos chegou  o reconhecimento por parte do público e claro está no seguimento surgiu também o  seu   primeiro trabalho discográfico.

Outros trabalhos se seguiram, sempre com originais, como tinha sido planeado,  e com estes trabalho levaram o nome da sua terra (TORRÃO) e as suas musicas além fronteiras,  mas o destino tinha determinado que o seu nome mudasse mais uma vez, e agora para ficar em definitivo para GRUPO SOL DO TORRÃO .

Em    2015    lançam   pela   PAÍS REAL    o  trabalho     intitulado      “O MELHOR“ que não é mais de uma seleção de alguns dos melhores temas cantados por este grupo ao longo da sua já longa existência.

Em 2017 novamente com a PAIS REAL voltam a gravar mais um trabalho, intitulado  “RECORDAÇÕES “,composto por 14 temas originais todos eles compostos pelas gentes do  Torrão.

Neste ano de 2019   acabam de  lançar o seu  terceiro trabalho pela PAIS REAL intitulado ALENTEJO , os 12 temas que o compõem são uma viagem muito prazerosa pelo Alentejo.

ALENTEJO …. mais um trabalho com etiqueta PAÍS REAL !!!